Entrômolinho: Saudades do Véi Luiz

Luiz Gonzaga do Nascimento - Nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, em uma fazenda chamada Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, no sertão de Pernambuco. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, e nas horas vagas tocava acordeão e foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-la. Na sua adolescencia passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, acompanhando seu pai. O gênero musical que o consagrou foi o baião (Dança cantada e de criação nordestina, resultante da fusão da dança africana com as danças dos nossos indígenas e a dos portugueses colonizadores, refletindo na sua composição o caldeamento destas três raças. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Aos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que o ameaçou de morte. Os pais de Luiz lhe deram uma surra por isso, revoltado, ele fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado.
Em 1939, deu baixa do Exército e decidio a se dedicar à música. No início da carreira, apenas solava acordeão (instrumentista), tendo choros, sambas, fox e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Até que, no programa de Ary Barroso, ele foi aplaudido executando Vira e Mexe (A primeira música que gravou em 78 rpm; disco de 78 rotações por minuto), um tema de sabor regional, de sua autoria. Veio daí a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional.
Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira. Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia Guedes deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga tinha um caso com a moça - iniciado provavelmente quando ela já estava grávida - e assumiu a paternidade do rebento, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Gonzaguinha foi criado pelos seus padrinhos, com a assistência financeira do artista.
Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua". Não teve filhos, já que ele era estéril.
Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana, seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca.



Ta ai um pouco da história da música Asa Branca...

0 comentários: